Instituições Participantes

Associação Curadas para Servir

Base Transformar

Fundada há 17 anos, e com base em Campinas, a Associação Curadas para Servir atua com a reabilitação de mulheres que sofreram traumas (divórcio, viuvez, dependência química, traumas emocionais, presidiárias, etc.). Visando a reinclusão dessas mulheres na sociedade, utilizando de ferramentas emocionais e espirituais, o atendimento é acompanhado por psicólogas, psicanalistas e dentistas, além da oferta de cursos profissionalizantes.

Desde junho de 2023, atua em sede própria, localizada no bairro Campos Elíseos, após muitos anos de atendimento na Igreja Assembleia de Deus Ministério Internacional. Com o novo espaço, pretende expandir o atendimento, desvinculando o projeto do campo religioso.

Além do atendimento na sede, a associação se desloca para os locais onde há necessidade de ajuda, já tendo passado por comunidades do Rio de Janeiro e diversos presídios, com palestras que são a porta de entrada para que as mulheres procurem o apoio da ONG.
Trilho Certo

Instituto Trilho Certo

Localizado na divisa de Campinas com Hortolândia, o Instituto Trilho Certo, fundado em 2018, atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Oferece a Oficina do Saber, onde os atendidos fazem reforço escolar no contraturno e praticam esportes.

Além do atendimento a crianças e adolescentes, faz a distribuição de cestas básicas às famílias e palestras, principalmente ligadas a área da saúde. Atualmente atende cerca de 60 famílias e até 100 crianças por mês.

Depois da participação na campanha Aniversário do Bem, em 2022, recebeu a doação de um parquinho, que aumentou o espaço de convivência para as crianças e, com o valor recebido, contratou uma assistente social e reformou a cozinha do espaço.
Família Acolhedora Teto e Afeto

Associação Santa Rita de Cássia

Há cerca de seis anos foi instituída a Família Acolhedora Teto e Afeto, em Capivari, para dar apoio e acompanhamento às crianças e adolescentes que tiveram a tutela destituída da família e que precisam ser acolhidas em casas de passagem. Atualmente, existem pesquisas demonstrando que crianças que passam por lares temporários, ao invés de abrigos, tem mais facilidade na adaptação após adoção.

A função da Família Acolhedora Teto e Afeto é preparar famílias que estejam dispostas a receber temporariamente crianças e adolescentes que a justiça determinou que estão sob risco em suas residências. Antes do acolhimento, todas as famílias, que podem ser compostas por uma ou mais pessoas, passam por treinamento e quando aptas, ficam à disposição para receber um novo membro a qualquer momento, assim que o judiciário determinar a guarda provisória.

Com 19 famílias cadastradas atualmente, 25 crianças estão sob tutela de 13 famílias temporárias, aguardando a decisão se retornarão para suas famílias de origem ou para a adoção.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Lar dos Velhinhos de Capivari

Atuando em Capivari desde 1980, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) atende pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências de forma gratuita. Com atendimento multiprofissional, conta com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistente social, além de parceria com os serviços públicos do município que fornece o atendimento odontológico, pediátrico, ortopédico, neurológico e outros que se façam necessários.

Atualmente, atende cerca de 180 pessoas no atendimento de educação especial e/ou no programa de apoio clínico/pedagógico. Entre as atividades extra estão a horticultura, esportes, artes, informática e hidroterapia.
Instituto Passo a Passo Equoterapia

APAE Itatiba

Fundado em 2005, em Itatiba, o Instituto Passo a Passo Equoterapia atua com orientação e desenvolvimento de crianças e adolescentes, de três a 21 anos, com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento (dislexia, discalculia, dificuldade de aprendizagem e transtorno do espectro autista) e suas famílias, por meio da equoterapia, um método terapêutico-educacional que utiliza o cavalo como agente de desenvolvimento.

O início do projeto data de 2001 com o atendimento a quatro crianças e em 2005 deixou de ser um projeto para se tornar um instituto, passando a fazer parte da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) e vendendo cursos de formação em equoterapia para profissionais de todo o país, que auxiliam na manutenção financeira dos atendimentos.

Além desses, outros 70 alunos da rede municipal de ensino que apresentam dificuldades de aprendizagem são atendidos na APAE no contraturno escolar.

Com o valor a ser recebido do Covabra Supermercados, a APAE pretende investir em reforma e manutenção de sua infraestrutura, composta de 12 pavilhões instalados em sua área de 12 mil m2.
Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (Sibes)

Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer

Fundada em 1988, em Itatiba, a Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (Sibes) atende 50 crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, no contraturno escolar com atividades esportivas, culturais e oficinas, como a do Pequeno Ambientalista. Também conta com grupo terapêutico para dar apoio emocional e, principalmente, visando a prevenção de abusos dos direitos da criança e do adolescente. O serviço terapêutico, acompanhado por psicólogas e serviço social, também visa o fortalecimento dos vínculos familiares, oferecendo também grupos de apoio às mães e reuniões com os familiares para orientação.

O serviço gratuito, localizado no bairro Santo Antônio, é mantido com subvenção municipal e doações, que mantém a estrutura que conta com cinco funcionários, três prestadores de serviços e quatro voluntários fixos. Já conseguiram atender 120 crianças e adolescentes, porém a baixa arrecadação criou a necessidade de diminuir o número de atendidos.
Instituto Ame em Vida

APAE Itupeva

Fundado em 2022, em Itupeva, o Instituto Ame em Vida iniciou suas atividades fazendo distribuição de marmitas para moradores em situação de rua, chegando a quase mil marmitas por mês. Fundado por um casal de pastores que viveu fora do Brasil, no retorno ao país de origem decidiram que a missão era cuidar de pessoas em vulnerabilidade e adquiriram um sítio, que foi dividido em duas áreas: a moradia e o abrigo, que anteriormente era utilizado como baia de cavalos.

Com a entrega de alimentos, muitos moradores em situação de rua pediam um local para morar e em poucos meses receberam o primeiro abrigado. Atendendo homens de 18 a 59 anos, as regras são bem rígidas, não permitindo a entrada de álcool e nenhum outro entorpecente, e utilizando a laborterapia (atividades rotineiras para ocupar a mente). Também contam com apoio psicológico e atendimento de especialidades em parceria com uma faculdade de Jundiaí, além de participarem de grupos de pedal.

O intuito é que os abrigados consigam a autonomia para trabalhar, ter sua própria moradia, também tentando a reinserção do abrigado na família de origem.
Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva

Projeto Moriah

Iniciada como Projeto de Esportes para Todos, visando a inclusão a inclusão no esporte para a Prefeitura de Itupeva em 2014, a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva foi fundada em 2017, com o objetivo de levar os atletas para competições. Conta com atletas nas categorias de atletismo, ciclismo, bocha, tênis de campo, ginástica rítmica, dança e skate.

A associação, em conjunto com o projeto, atende pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista a partir dos dois anos. O atleta mais velho tem 60. Participam de dois tipos diferentes de competições: esportes paralímpicos, em que são atletas de alto rendimento, e olimpíadas especiais, em que participam somente competidores com deficiência intelectual em competições definidas por nível de habilidade, sendo assim mais inclusiva.

Atualmente contam com 13 atletas de alto rendimento que já participaram de competições regionais, opens, nacionais e internacionais, como Jogos Parapan-Americanos, Jogos Para-Sul-Americanos, Mundial Paralímpico, Jogos Paralímpicos, dentre outros.
Centro Scalabriniano de Promoção ao Migrante (Cesprom)

Associação Almater - São Camilo

Fundado pelas Irmãs Scalabrinianas em 2001, no bairro Colônia, em Jundiaí, o Centro Scalabriniano de Promoção ao Migrante (Cesprom) atende a migrantes, imigrantes e refugiados que chegam à cidade e necessitam de apoio para obtenção de documentação, aprender português, preparação de currículo e busca por emprego, além de cursos profissionalizantes.

Além de adultos, atendem crianças e adolescentes com aulas de música, dança, informática e capoeira. Atuam de forma gratuita e se mantêm com doações e patrocínios.
Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro

Casa Santa Marta

Fundada há 91 anos por Dom Abade Pedro Roeser, em Jundiaí, a Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro nasceu com a vocação de acolher e cuidar das crianças em situação de vulnerabilidade social. Realiza atendimentos direcionados às crianças, totalizando 170 menores de 4 a 12 anos, de 149 famílias menos favorecidas socialmente, oferecendo em período oposto ao escolar, atividades informais que lhes asseguram o direito à educação, visando o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, realizando neste processo a preparação para o exercício da cidadania, respeitando os valores culturais próprios do contexto social da criança e de seus familiares.

O atendimento é baseado na garantia de alimentação, oficinas culturais e artísticas, possibilitando condições para as famílias exercerem atividades fora do lar, contribuindo para suprirem suas necessidades básicas, se apropriarem de seus direitos sociais e serem capazes de romper com a situação vulnerável em que se encontram. Em 2024, a previsão é ampliar o atendimento para 210 crianças.
Casa Bethânia

Coração Azul

Fundada em 2010, em Leme, a Casa Bethânia é uma casa para homens em situação de rua terem um ambiente em que se sintam seguros e possam receber alimentação, banho e atendimento social para obtenção de documentos e localização de familiares. O desejo é que esses homens deixem as ruas, podendo pernoitar ou serem moradores fixos. Em média, a casa recebe 20 homens, porém, no inverno o número de moradores chega a dobrar. Além da Casa Bethânia, os fundadores também cuidam das casas Betel, Belém, Betesda e Beraca.
Casa Betel

ISA – Instituto Social de Assistência

Fundada em 2001, em Leme, a Casa Betel é um abrigo que recebe em média 40 mulheres e crianças vítimas de violência doméstica para ficarem em segurança. Além da moradia, elas recebem acompanhamento médico e jurídico e atendimento psicológico, nutricional e com assistente social. As crianças recebem esse apoio e reforço escolar. Prezando pela segurança das moradoras e seus filhos, o local onde da residência não é divulgado e as mulheres realizam cursos profissionalizantes, oferecidos pela Prefeitura, para capacitação e, consequentemente, autonomia. Além da Casa Betel, os fundadores também cuidam das casas Bethânia, Belém, Betesda e Beraca.
Associação Beneficente de Amparo ao Idoso "Cantinho do Vovô"

Aldeias Infantis SOS Brasil

Fundada em Limeira, há 22 anos, a Associação Beneficente de Amparo ao Idoso “Cantinho do Vovô” é um Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que tem capacidade de atendimento para até 32 pessoas. Atualmente tem 24 moradores, metade deles mantidos via doações, que contam com acompanhamento de profissionais como psicólogos, nutricionistas, assistente social, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais, totalizando 30 funcionários que se revezam no atendimento por 24 horas, nos sete dias da semana.

Cerca de dois terços dos moradores são cadeirantes ou acamados, dificultando atividades externas, porém com atividades direcionadas diariamente. Há alguns anos a prefeitura doou um terreno para construção da nova sede, que conta com área verde, horta e em frente a uma praça, que também é utilizada no lazer dos idosos.
Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário

Aldeia Movimento Pró Cultura

Fundado há 33 anos, em Limeira, o Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que conta com 30 funcionários, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, cozinheiros, cuidadores, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros, para manter o atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, aos seus moradores.

Trabalham com atendimento social e particular, que conta com atividades diárias e passeios. Recebem aporte da Prefeitura, do Governo Federal e doações, porém o custo mensal de manutenção é alto.
Lar dos Velhos Flamício Maurício

FUMPEB/hospital

O Lar dos Velhos Flamínio Maurício é uma instituição de longa permanência para idosos fundada em 1977, em Pedreira. É voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade familiar, financeira e/ou social. Atende 60 idosos oferecendo moradia, alimentação, nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapia.

Participa da campanha Aniversário do Bem desde 2021 e acreditam que o melhor resultado desse momento é a credibilidade e visibilidade que a campanha trouxe para a instituição, colaborando, inclusive, para convites de participação em eventos e divulgação para arrecadação de verbas.
Fundação Beneficente de Pedreira (Funbepe)

Lar dos Velhos - Flamínio Maurício

A Fundação Beneficente de Pedreira (Funbepe) é o único hospital da cidade e foi fundado em 1961 por freiras. Em média, são feitos 6.000 atendimentos por mês. Toda urgência e emergência que acontece na cidade é atendida pelo Funbepe, além de atendimento cirúrgico, que se estende a cidades vizinhas nos mutirões de atendimento.

Desde 2021, participa da campanha Aniversário do Bem, que tem colaborado para as melhorias no hospital, como a reforma da UTI e empréstimo de camas e cadeiras de rodas.
Casa São Vicente de Paulo

Associação Beneficente Instituto Vida Renovada

Fundada em 1934 pelos Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paulo), em Pirassununga, a Casa São Vicente de Paulo iniciou os atendimentos atendendo famílias em situação de vulnerabilidade. Com o envelhecimento dos atendidos, a vulnerabilidade aumentava e não tinham onde morar. Assim, iniciou a moradia para idosos. Com a mudança da legislação brasileira, a casa se transformou em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e colabora com pessoas fora dessa faixa etária de outras formas.

Atualmente abriga 30 idosos, que contam com seis refeições diárias, cuidados 24 horas ao dia, sete dias por semana, e contam com acompanhamento médico, psicológico e realizam atividades manuais para manuais como terapia e exercícios.
Lar Nossa Senhora de Fátima

Lar de Transição Casa da Fraternidade

Fundado em Pirassununga há 105 anos, o Lar Nossa Senhora de Fátima é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que teve início com a iniciativa da primeira-dama da época em doar cestas básicas às famílias vulneráveis da cidade. Dessa iniciativa foi criada a “Casa dos Pobres”, encabeçada pelo Cônego Cruz e pela Irmã Cândida, que davam abrigo às pessoas que solicitavam e em troca auxiliavam na construção do espaço. As Irmãs Franciscanas cuidaram do lar até 2015, quando foi passado para a nova gestão.

Atualmente, atende 42 idosos, sendo 80% de acamados ou cadeirantes, com moradia, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, cuidadores, enfermeiros, médicos, assistente social e outros profissionais que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana. No espaço, um quarto é dedicado a idosos que estão recebendo cuidados paliativos.
Projeto Timóteo

Marmita com Terço

O Projeto Timóteo foi fundado em Rio Claro há 10 anos. No último ano, alterarou a forma de atendimento e agora está focado em levar a prática esportiva para crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Os atendimentos acontecem nos bairros Jd. Novo e Nova Rio Claro, e são compostos por dança, jiu-jitsu e futebol, utilizando o esporte como qualidade de vida. Também tem parceria com os órgãos de saúde para encaminhamento das crianças que apresentam necessidades específicas.
Obra do Berço Menino Jesus de Rio Claro

Associação de Assistência ao menor Fonte de Água Viva – Saica

Fundada há 73 anos dentro da Santa Casa de Rio Claro, a Obra do Berço Menino Jesus de Rio Claro atende em média 50 mães ao mês que tiveram seus bebês via atendimento do SUS. A triagem das mães é feita pela própria assistência social do hospital, que averigua a necessidade das famílias atendidas. O enxoval entregue contém itens primordiais para os primeiros dias de vida: fraldas descartáveis, meias, roupas, toalhas de banho, cobertores, mantas, sabonetes e naninhas.
Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo (CEIVI)

Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial – ARCA

Fundado há 38 anos, em Vinhedo, o Centro de Especialidade Integradas de Vinhedo (CEIVI) atende crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, focando na reabilitação e na autonomia com suporte de profissionais especializados, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, neuro psicopedagogas, psiquiatras, neurologistas, entre outros, com atendimentos individuais ou em grupo.

Atendendo cerca de 350 crianças de forma gratuita, também conta o CEIVI Clínica, para pessoas com transtornos do desenvolvimento, como transtorno do déficit de atenção (TDAH), dislexia, entre outros, em atendimento particular, que custeia cerca de 50% das atividades filantrópicas.
Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB)

Associação de Pais Banespianos de Excepcionais – APABEX

Fundada em 1989 em Vinhedo, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB) atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e associadas, e também que estão no espectro autista e seus familiares.

Atende cerca de 120 crianças, que contam com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra, neurologista e demais profissionais necessários para o atendimento multiprofissional para desenvolvimento, totalizando 55 funcionários. Além do atendimento infantil, no chamado currículo estendido, também contam com o Centro Dia, voltado para pessoas de 0 a 59 anos com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista.